top of page
Foto do escritorRedação

Inovação versus estresse

Atualizado: 10 de mai. de 2021

Cansado, dormindo mal, dores no corpo, mais irritado que o normal, sentindo que o mundo está desabando nas suas costas…

Pode ser Estresse!


O estresse é uma doença silenciosa… acumulativa… que se origina no nosso emocional. Impulsionado pela percepção dos acontecimentos que estão ao nosso redor. Fatos simples como uma discussão no trânsito, um aviso da Receita federal, ou uma simples carta oficial do seu banco, que podem ser simplesmente um aviso e nada mais grave, já iniciam um processo de aceleração neuroquímica que cascateia por todo o seu corpo te preparando para a luta e fuga.

Segundo a Associação Americana de Psicologia (AAP) existem três tipos de estresse – estresse AGUDO, estresse AGUDO EPISÓDICO e estresse CRÔNICO.

O verdadeiro perigo aqui é o estresse CRÔNICO. Quando as pessoas reclamam que se sentem cansada, indispostas, dormindo mal, dores de cabeça frequentes, impulsos recorrentes para o cigarro, a bebida, a comida… o que elas estão dizendo é que estão cronicamente estressadas. E o estresse crônico É SÉRIO.

O estresse crônico causa atrofia da amígdala e do hipocampo, o que prejudica a memória e desregula o seu sistema emocional.


Atenção: colaboradores e gestores estressados sano incapazes de INOVAR!

Emocionalmente percebemos o mundo como um GRANDE PROBLEMA.

De repente, coisas menores parecem estressantes.

Nossos “nervos se esgotam”.

Somos impacientes, cansados ​​e facilmente agitados.

A pandemia COVID-19 aliada com as pressões do trabalho, a mudança do ambiente de trabalho, a falta do convívio social…. estão nos levando ao ESTRESSE com bastante frequência ultimamente.

  • Mais de 3/4 dos autos americanos segundo Associação Americana de Psicologia (AAP) sofrem sintomas de estresse físico e emocional como dor de cabeça, cansaço e mudanças no hábito de dormir.

O estresse fisiologicamente é o ADVERSÁRIO da INOVAÇÃO. Quando em estado de estresse, o seu corpo se prepara para fugir ou atacar (flight ou fight). Não há energia – fluxo sanguíneo ou oxigênio para digerir ou pensar. PORTANTO, não há espaço nem para pensar e nem para antecipar novos caminhos para gerar INOVAÇÃO.


Para INOVAR precisamos estar em estado de CALMA e ATENÇÃO FOCADA, que são os estados conhecidos como de coerência cardíaca ou de FLOW.


Como você combate o estresse crônico para parar de ficar cansado, ficar calmo e alerta e entrar no fluxo?

Na entrevista com o Dr. Andrew Huberman, de Standford, ele menciona que existem três tipos de ferramentas para se lidar com o ESTRESSE.


Ferramenta 1 – Lute contra o estresse adicionando mais estresse!

Você pode usar o estresse AGUDO para diminuir o estresse crônico.

Envolver-se em atividades curtas e intencionais de estresse agudo pode ser realmente eficaz para reduzir o estresse crônico. Um treino intenso. Um banho de gelado. Massagem profunda.

Esses tipos de atividades atenuam o estresse crônico, mesmo sendo uma forma de estresse agudo.

PORTANTO, para combater o estresse crônico, lembre-se de promover picos de estresse agudo. Vai ajudar!

No entanto… se você já está enfrentando outro estressor agudo, como uma noite mal dormida ou o comprometimento do sistema imunológico devido a um resfriado, vá com calma…


Ferramenta 2 – Mude seus pensamentos

Um estudo longitudinal da Universidade de Wisconsin descobriu que, quando os participantes afirmavam que gostavam da sensação de estresse, os sintomas físicos do estresse diminuíam….

Indivíduos que experimentaram um alto nível de estresse ao longo da vida, mas percebiam esse estresse como algo positivo – um sinal de crescimento e expansão – apresentaram taxas de mortalidade mais baixas do que indivíduos que experimentaram menos estresse geral, mas o consideraram uma coisa ruim!

O argumento é que o “quadro cognitivo” que gera a sua experiência de estresse determinará o quão negativamente esse estresse afeta você.

Se ao invés de perceber o estresse como um agressor começar a percebê-lo como um aliado ajudando você a crescer, seu impacto fisiologicamente é menor!!!

Pode parecer contra intuitivo, mas funciona.


Ferramenta 3 – A respiração de bem estar – COERÊNCIA CARDÍACA

Respire fundo, pause, expire pelo nariz, pause. Tempos iguais. Recomece ritmo pausado e tranquilo. Os alvéolos nos pulmões se abrirão, aumentando a oxigenação e ativando o ramo parassimpático do sistema nervoso. Criando coerência cardíaca. A variabilidade dos batimentos cardíacos se equilibrarão. Parassimpático e Simpático assim como os demais sistemas do nosso corpo entrarão em ressonância. Trazendo bem estar.

Do lado esquerdo da figura é como fica a variabilidade do batimentos cardíaco quando estamos em incoerência – ESTRESSE. E do lado direito – a curva verde – é quando estamos coerentes. A variabilidade do batimento cardíaco é uma curva coerentes sem picos e vales. neste estado de coerência, é quando atingimos o estado de FLOW, ou cognição máxima para resolver os desafios complexos e INOVAR.


Ferramenta 4 – INNER :treinando seu cérebro O INNER é um programa criado pela IMAGINAR SOLUTIONS para diminuir o estresse e obter PEAK PERFORMANCE que irando te levar para níveis disruptivos de inovação. São 8 semanas de treinamento ONLINE usando sensores para te ajudar a entrar em coerência para aumentar capacidade cognitiva e equilíbrio emocional.


Entre em contato com o e-mail: atendimento@businessleaders.com.br para conhecer e experimentar este programa que irá mudar a sua forma de PENSAR e SENTIR.


Por Solange Mata Machado é diretora-executiva da Imaginar Solutions. Doutora e mestre em inovação e competitividade pela FGV com pós-doutorado (pós-doctor) em neurociência aplicada à tecnologia pela UFMG. Engenheira elétrica com BS pela Universidade Columbia (EUA) e especialização em empreendedorismo e inovação pela Universidade Hitotsubashi (Japão), pela Universidade Renmi da China, pelo Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, pela Universidade Yale (EUA), pela Babson College (EUA) e pela Creative Education Foundation (EUA). E contribui com o portal digital Business Leaders e palestrante do CIO Leaders@digital.

Comments


bottom of page