Na hora de escolher seus fornecedores, a maioria dos empreendedores pensa em duas coisas: preço e prazo. Esses são os dois principais pontos considerados, principalmente em pequenas e médias empresas. É claro que são fatores importantes, mas, para escolher os melhores fornecedores para o seu negócio, é preciso avaliar muito mais do que isso.
A escolha dos fornecedores é uma etapa crucial em todo e qualquer negócio, seja qual for o seu tamanho ou segmento. Trata-se de uma relação de confiança, onde uma empresa depende da outra.
Podemos citar um exemplo: uma hamburgueria e um frigorífico. A hamburgueria é a empresa contratante, e o frigorífico é o fornecedor. A primeira precisa da carne para montar seus hambúrgueres, e a segunda precisa vender seus cortes.
Para que as duas empresas tenham sucesso, ambas precisam se ajudar. Uma precisa mostrar cuidado com a outra e as duas devem buscar a excelência em seus produtos e serviços.
Mais do que escolher um fornecedor, você precisa encontrar um parceiro de negócio. Aliás, vários deles, não é mesmo? Você precisa de fornecedores de água, luz, internet, telefone, produtos de higiene e limpeza, insumos, matéria-prima etc.
É uma relação de dependência!
A falta de bons fornecedores pode e provavelmente vai prejudicar o seu funcionamento, os seus processos internos, a reputação da sua empresa e, por fim, causar prejuízos financeiros, que podem ser irreversíveis.
Por outro lado, boas escolhas devem impulsionar o seu negócio, aumentando a qualidade de seus produtos e serviços e também a satisfação de seus clientes e até mesmo de seus colaboradores.
Selecionar bons fornecedores não pode ser visto como um gasto, mas sim como um investimento, que pode ser convertido em maior faturamento e mais lucros.
De todo modo, vale lembrar que essa escolha vai depender do modelo do seu negócio. Cada empresa deve avaliar as opções de acordo com seus próprios critérios, necessidades e condições financeiras.
Como encontrar os melhores fornecedores?
A internet é o caminho mais simples para encontrar fornecedores.
Hoje, atacadistas, distribuidores e prestadores de serviços dos mais diversos setores estão presentes no mundo virtual. Se você optar por este caminho, leia com atenção as avaliações de clientes e procure saber mais sobre a empresa antes de fazer sua escolha.
Mas, se você quiser uma escolha mais segura, a indicação é a melhor opção.
Converse com pessoas da mesma área que você e saiba mais sobre a experiência delas. Você também pode participar de eventos como feiras e congressos e se informar sobre os fornecedores que são referência no seu ramo.
Depois dessa busca inicial, registre todos os fornecedores e filtre quais opções mais se adequam ao seu modelo de negócio. Nessa lista devem constar nome, e-mail, telefone, endereço e faixa de preço.
Além de facilitar o contato, com essas informações organizadas você pode comparar os fornecedores para tomar a decisão mais assertiva e estratégica para a sua empresa.
Após finalizar a busca, documentação e comparação, você precisa avaliar os critérios que cada fornecedor deve ter para ser o melhor parceiro possível para o seu negócio.
Quais critérios avaliar?
Agora que você já sabe a importância e como encontrar bons fornecedores, confira quais critérios devem ser avaliados na hora dessa importante escolha.
Preço
Como citamos no início do texto, o preço é sim um critério a ser considerado, principalmente por PMEs, ainda mais em tempos de recessão econômica. Quando um fornecedor é acostumado a atender grandes empresas, por exemplo, ele cobra mais caro.
Se você for dono de um pequeno negócio, não faz sentido pagar um valor maior, muitas vezes por um produto ou serviço mais em conta em outras empresas. Procure fornecedores adequados ao seu porte e avalie o custo-benefício, sempre.
Prazo
Assim como o preço, o prazo aparece como um critério importante. Os melhores fornecedores são aqueles que conseguem resolver o seu problema da maneira mais simples e rápida possível.
Quanto menos tempo um fornecedor gastar com você, melhor. Muitas vezes, vale a pena pagar mais para ter uma solução mais rápida. Não custa lembrar: tempo é dinheiro, para você e também para os seus fornecedores.
Qualidade
De nada adianta ser barato e rápido, se a qualidade do produto ou serviço deixar a desejar, concorda? A qualidade dos produtos e serviços que você oferece aos seus clientes começa com seus fornecedores. Está tudo interligado.
Um grande restaurante, por exemplo, tem diversos fornecedores. Se a empresa responsável por fornecer o molho de tomate entregar um lote com baixa qualidade, o cardápio de um jantar inteiro pode ser afetado.
Agora imagine quantos clientes podem ter uma experiência ruim por causa de um fornecedor. Será que esses clientes voltarão ao restaurante depois de uma refeição indesejável? Será que eles vão compartilhar essa noite com outras pessoas?
Enquanto a qualidade fideliza clientes, a falta dela afasta. A decisão é sua!
Ah, e quando falamos em qualidade, também vale para o armazenamento, manuseio, transporte e entrega de produtos, se for o caso do seu negócio. Atente-se a isso.
Experiência
Antes de escolher um fornecedor, você precisa saber se ele tem experiência com empresas do seu ramo, se ele sabe como funciona o seu modelo de negócio, e mais do que isso, se ele tem capacidade para lhe atender. Caso você perceba incompatibilidade, procure um fornecedor que esteja acostumado com empresas como a sua.
Flexibilidade
Evite contratos de exclusividade. Tenha sempre um “segundo plano”, uma segunda opção caso o seu fornecedor principal não consiga atender o seu negócio, seja qual for o motivo. Nessas horas, ao invés de pensar no problema, você precisa correr atrás da solução.
Atendimento
Você precisa ter um canal de comunicação aberto com seus fornecedores. O relacionamento tem que ser próximo e constante. Além do atendimento por telefone, e-mail e redes sociais, as visitas presenciais também mostram a preocupação de seus fornecedores com o seu negócio.
Avaliando com calma cada um desses critérios, você com certeza irá escolher os melhores fornecedores para a sua empresa.
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